NACIONALIDADE PORTUGUESA: Como saber se você tem ascendência?


Primeiramente, façamos uma breve distinção, considerando nossos antepassados: ascendência significa que você veio de uma série de gerações anteriores, logo, sua ascendência tem origem em seus pais, avós, bisavós e assim por diante.


Já a descendência é a palavra usada para significar as pessoas provenientes de uma linha mais próxima, como no exemplo básico: os filhos são descendentes dos pais.


Feita essa distinção, o título nos permite perguntar se todo brasileiro é descendente de portugueses. A resposta é negativa, apesar de que os portugueses representam o segundo grupo de estrangeiros que mais povoou o Brasil, logo, o laço sanguíneo é inevitável para toda a população brasileira.


Então, afinal, você sabe se tem ascendência portuguesa? Considerando que os documentos estão ficando cada vez mais antigos e a busca complicada, como fazer?


Busque documentos em sua família


Diante da nova lei de nacionalidade portuguesa, bisnetos de portugueses têm mais facilidade de obter a nacionalidade, portanto, comece perguntando para seus familiares. Pode parecer óbvio que não haja ascendência portuguesa, por pensar que o parente é muito distante, mas não desanime.


Outra dica importante é fazer aquela atividade que você viu alguma vez na escola: sua árvore genealógica.


Para isso, busque informações como o nome completo do seu parente, data e local de nascimento, de casamento e de falecimento, bem como, a data de chegada ao Brasil.


E para facilitar sua vida, saiba que o Brasil tem um acervo digitalizado de boa parte dos imigrantes portugueses. Alguns locais onde você pode fazer buscas pela internet, são o Arquivo Público do Estado de São Paulo, o Museu da Imigração de São Paulo e o Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN).


Além disso, os cartórios locais são boas referências para encontrar certidões de casamento, nascimento ou de óbito. Basta saber o Estado onde seus ascendentes portugueses viviam.

Algumas pessoas ainda optam por procurar as memórias da família em sites como Family Search e Forebears.


E agora? Eu tenho ascendência portuguesa, o que eu faço?

Se você já tem certeza de que é descendente de português, é hora de consultar um profissional para organizar a documentação e o processo de nacionalidade portuguesa


O Escritório Ribeiro Lourenço com filial em Portugal conta com especialistas em nacionalidade portuguesa.


Patrícia Ribeiro Lourenço, luso-brasileira, advogada em Portugal e no Brasil há 21 anos, sócia-proprietária do escritório Ribeiro Lourenço Advogados.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo